Portal do Governo Brasileiro

CNIR integrará o Sinter e apoiará o combate à sonegação e à lavagem de dinheiro

19/12/2016 - RFB
O Cadastro Nacional de Imóveis Rurais - CNIR fará parte do Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais - Sinter, plataforma que abrangerá também os cartórios e ajudará a Receita Federal no combate à corrupção.

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (15) que vai implementar o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter). O objetivo é usar essa plataforma para reunir informações sobre terras e imóveis no País. 

Sendo um dos componentes do Sinter, o CNIR conterá os dados estruturais de todos os imóveis rurais do País, além das visões temáticas para gestão fundiária, tributária, ambiental, produtiva e social.

Quando entrar em operação, o sistema apoiará o governo no combate à sonegação de impostos e à lavagem de dinheiro, além de reduzir os custos na obtenção dessas informações pelo setor público.

A plataforma pretende ainda melhorar o registro da regularização fundiária, aumentar a segurança jurídica da propriedade, diminuir o risco na concessão de crédito público e de crédito imobiliário, bem como contribuir para a redução do spread bancário, já que os riscos das operações serão menores.

O Sinter será administrado pela Receita Federal, enquanto o CNIR terá gestão compartilhada entre a Receita Federal e o Instituto de Colonização e Reforma Agraria (Incra). 

Fonte: Portal Planalto, com informações do Ministério da Fazenda e da Receita Federal.

Ações do documento